Logotipo da prefeitura de Charqueadas
Logotipo da bot de Charqueadas
BOT-Charq 2 mins
Olá, Bem-vindo(a), diga oi para ativar o bot
Neste Momento Você
Pic
Logotipo da bot de Charqueadas
Brian Cox Agora Mesmo
Hi, How can I help you?
Logotipo da prefeitura de Charqueadas
( 12 Acessos )
Secretaria de Saúde | Levantamento do LIRAa começa na próxima semana

Na próxima segunda-feira (21/10), a Equipe Municipal de Vigilância Ambiental de Charqueadas iniciará o Levantamento de Índices Rápido para Aedes aegypti (LIRAa), que se estenderá até o dia 11 de novembro. Essa atividade é crucial para identificar os possíveis focos de reprodução do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya.

O LIRAa consiste na vistoria de imóveis em diversos pontos da cidade, com o objetivo de quantificar a infestação do mosquito nas áreas urbanas. O cálculo é feito por meio do Índice de Infestação Predial, que avalia a proporção entre os imóveis vistoriados e aqueles onde foram encontradas larvas do mosquito.

Com os dados coletados, será possível direcionar as ações de prevenção e controle do Aedes aegypti, priorizando as áreas com maiores índices de infestação. As ações serão definidas de acordo com os criadouros mais frequentes encontrados. O Ministério da Saúde orienta que o índice aceitável de infestação predial seja de até 1%, a fim de garantir o melhor controle da infestação e prevenir uma possível epidemia.

O calendário do LIRAa é definido pela Coordenação Estadual de Vigilância Ambiental em Saúde, e os Agentes de Combate à Dengue (ACE) estarão devidamente identificados durante as inspeções. Esses profissionais estão preparados para eliminar potenciais criadouros do mosquito.

A colaboração da comunidade é essencial para o sucesso dessa etapa. Em caso de dúvidas sobre a identificação dos agentes, entre em contato com o Serviço de Vigilância em Saúde pelo WhatsApp: (51) 99592-3746.

logotipo da Prefeitura de Charqueadas

Fala.BR Logo

Acesse o sistema Fala.BR para registrar sua manifestação.

Atendimento presencial:

Segunda a sexta, 09h às 15h

Avenida Dr. José Athanásio, 460 - Centro

Contato: 51 3958 8426

E-mail: ouvidoria@charqueadas.rs.gov.br

Contatos e Informações

Contatos e Reclamações

Contato por voz
Telefone Fixo
Faça sua reclamação ou sugestão.

Dias e Horário de Atendimento

Localização Prefeitura de Charqueadas