A imunização será realizada nas unidades de saúde de referência, devendo o usuário entrar em contato com a sua Unidade para agendar o dia e horário da vacinação. No momento da vacinação, seguindo a determinação do Ministério da Saúde (MS), as crianças deverão estar acompanhadas pelos pais ou responsável maior de idade e obrigatoriamente ser apresentado:
- Documento de identificação da criança e do responsável;
-Carteira de vacinação da criança e cartão SUS.
A vacinação das crianças deverá ser feita em ambiente específico, separado da vacinação de adultos, sendo acolhedor e seguro para as crianças.
Por precaução, a vacina Covid-19 não poderá ser dada junto com outras vacinas do calendário infantil. O intervalo mínimo entre a vacina da Covid e as outras deverá ser de 15 dias.
As crianças deverão ser acolhidas e permanecer no local de vacinação por pelo menos 20 minutos após a aplicação da vacina para observação.
Serão realizadas duas doses de vacina com intervalo de 4 semanas cada uma.
A vacinação para crianças com comorbidade e ou deficiência permanente segue na Unidade Central com o imunizante PFIZER, visto que ainda não foi liberado pela Anvisa a utilização do imunizante Coronavac em crianças imunocomprometidas e em menores de 6 anos.
Lembramos que o ordenamento das vacinas, bem como a faixa etária, são regradas pelo Ministério da Saúde e Estado, cabendo ao município apenas efetuar a imunização de acordo com as regras estabelecidas.
Créditos Ascom/Prefeitura de Charqueadas.
Acesse o sistema Fala.BR para registrar sua manifestação.
Segunda a sexta, 09h às 15h
Avenida Dr. José Athanásio, 460 - Centro
Contato: 51 3958 8426
E-mail: ouvidoria@charqueadas.rs.gov.br